top of page

História do TaeKwonDo 

O Taekwondo nasceu na península que hoje localiza-se as Coréias . Por este fato origem do povo coreano, o que torna o Taekwondo uma forma de manifestar sua cultura.

O Taekwondo surgiu em um período em que a península coreana era dividida em três reinos, este período é considerado um dos mais importantes períodos de sua história, pois este precedeu a unificação da península em uma nação. ( Mais tarde dividida em Duas).

Os reinos eram Silla localizado a sudeste, Koguryo ao norte e Baek- Je à sudoeste. Durante séculos estes reinos lutaram entre sí pelo controle da bacia do Rio Han, pois este era a principal via de comércio com a China, então aquele que obtivesse o controle sobre a bacia obteria hegemonia na peninsula.

O reino de Koguryo era aliado da China, que vivia sob a dinastia Tang, e isto o tornava cada vez mais forte frente aos outros reinos. Esta surperioridade de Koguryo ameaçava estes reinos, e o perigo se tornava iminente à medida que cresciam as invasões de Koguryo principalmente sobre o Reino de Silla.

O Rei de Silla, Chin Heung, sentindo-se acuado resolveu defender o seu povo, e para isto convocou os jovens da aristocracia a formarem um grupo de elite sob o comando do General Kim Yum Shim. Estes jovens seriam Treinados sob uma rígida disciplina militar tendo a pátria como mãe, com o objetivo de tornarem-se os senhores da guerra, este grupo recebeu o nome de HWAN RA (irmão maior).

O treinamento a que eram submetidos era árduo e impiedoso, dando-lhe condições físicas insuperáveis e dando condições a eles passarem pelas tarefas mais difíceis. No entanto a estes homens faltava a disciplina de seu espírito, para que se tornassem verdadeiros guerreiros e não assassinos a mando de seu Rei, e por isto lhes foi imposto um rígido código de honra cujos principios deram origem a sua filosofia. Seus princípios eram: 

1. Lealdade ao Rei; 
2. Obediência aos Pais; 
3. Fé para com os amigos; 
4. Nuca recuar perante o inimigo; 
5. Só matar se for realmente necessário. 

Estes principio deu-lhes a têmpera do guerreiro e a justiça dos sábios, dando-lhes em fim uma formação completa, estava surgindo assim o Hwan Ra Do ( O caminho do irmão maior). 
Os jovens do Hwan Ra Do treinavam as técnicas de diversas lutas com as mãos livres , como o Su Bak e o Tae Kyon( que significa chutar pulando), além de dominarem o manejo de várias armas ( arco e flecha, bastão, faca e lança). 
A bravura e a devoção destes jovens tornou-se o sinônimo do ideal de um povo, simbologia que permanece até os dias atuais. A convicção destes jovens, aliada à sua disciplina e organização teve como resultado a gradativa hegemonia do Reino de Silla sobre os reinos oponentes, esta hegemonia se concretizou no ano de 670 d.C., quando os Reinos de Koguryo e Baek Je foram unificados sob a Bandeira de Silla, na cidade de Surabul e sendo Kim Yum Shim o seu fundador. 
Após está epoca até o inicio deste século as artes marciais, em especial o Tae Kyon, se desenvolveram na Coréia, pois este país desenvolveu-se sem qualquer influência estrangeira durante séculos, chegando a ser conhecido como "Reino Eremita", tal era o seu isolamento principalmente do ocidente. 
Em 1909 o Japão invadiu o país, suprimindo todas as manifestações culturais do povo coreano, inclusive e especialmente as artes marciais, já que seta tinha um punho especialmente nacionalista. A ocupação japonesa durou até 1945 quando o fim da II Guerra mundial contribuiu para o fim desta ocupação. Durante este período, apesar de proibido, o Tae Kyon, continuou sendo mantido secretamente, em especial por dois mestres, Song Do Ki e Han Ji Dog, que trabalharam para manter viva esta arte. 
A partir de 1945 com o país independente o então Tenente Choi Hong Hi foi o responsável de continuar os ensinamentos daquela arte para os soldados, daí o vinculo militarista do Taekwondo. No dia 11 de abril de 1955, aconteceu sob o comando do General Choi Hong Hi uma assembléia entre instrutores, historiadores e personalidades que unificaram os estilos e criaram a Arte Marcial Nacional com o nome de Taekwondo,cuja tradução significa, Tae= pé, Kwon= mão, Do= caminho, ou "Caminho dos pés e das mão". Até este acontecimento o Tae Kyon possuía inúmeras escolas que foram unificadas no novo nome. 
A esta altura as artes marciais, em especial as japonesas, já haviam sido muito difundidas, o mesmo não ocorreu com o Taekwondo justamente pelos anos de isolamento a que a Coréia foi submetida. O absurdo chegou a tal ponto que muitos mestres coreanos que imigraram para a América foram obrigados a divulgar as suas academias como sendo de Karatê Koreano para que não morressem de fome, tamanho era o preconceito e a falta de informações sobre o Taekwondo.
Com o objetivo difundir a arte os mestres fizeram algumas adaptações para que pudessem ser realizadas competições de Taekwondo,surgiram então os equipamentos de competição. 
As adaptações foram necessárias pois o Taekwondo nasceu sendo um meio de defesa e não um esporte, sendo especialmente ensinado nas Força Armadas Coreanas. Os militares eram de tal maneira treinados que durante a guerra da Coréia, alguns comandos ficaram conhecidos, e eram chamados de Esquadrões Tigre. 
No ano de 1964 foi realizada a primeira competição de Taekwondo no mundo. Em 1965 foi fundada a KTA ( Korea Taekwondo Association, ou Associação Coreana de Taekwondo), o primeiro órgão a regulamentar o Taekwondo.
Entre o ano de 1972 e 1973 quando o Taekwondo começava a se expandir o presidente Park Chung Hee convocou os notáveis do taekwondo a uma assembléia criando então, no dia 28 de maio de 1973 a WTF ( Word Teakwondo Federatian, ou Federação Mundial de Taekwondo, com sede em Seul( Coréa do Sul) sob a presidencia do Dr. Un Yon Kim e que tem como estilo o KuKKiwon. A WTF iniciou as adaptações dos mestres internacionais ao novo estilo e continuou a expansão da arte através das novas turmas de instrutores internacionais. 
Ainda em 1973 realizou-se em Seul a 1° Campeonato Mundial de Taekwondo, com a participação de 19 paises.
Atualmente a WTF esta estabelecida em 124 paises, atingindo uma população de mais de 30 milhões participantes. O Taekwondo foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em 1980, no qual possibilitou sua expansão, sendo que foi convidado a participar como esporte de demonstração em duas olimpíadas( Seul em 1988, e Barcelona 1992), e tornado-se esporte Olímpico, nas Olimpíadas de Sidney 2000. O Taekwondo participa ainda de diversas competições como os Jogos Pan-americanos, Jogos Asiáticos e Jogos Africanos

  • WhatsApp oficial do CECP
  • Página oficial no Facebook
bottom of page