top of page

DEFESA PESSOAL

Sabe o que é Defesa Pessoal?

Habilitação de tácticas e técnicas sistematizadas e acessíveis a qualquer pessoa pelo treino, dotando-a de mecanismos necessários e suficientes a parar qualquer acção do(s) agressor(s) contra a sua vida, integridade física, liberdade e propriedade, com o mínimo perigo ou danos para si, para o(s) agressor(s) e para terceiros, aumentando-lhe os níveis de auto controlo e de confiança.
A importância da Defesa Pessoal hoje, numa sociedade em larga expansão deagressividade e violência, que não olha a meios (vitimas) para atingir os fins, é deveras preocupante.
AS artes marciais existentes em que o factor físico atlético é preponderante, relegando os factores tácticos e técnicos para 2º plano, são muito desactualizados e violentos face à sociedade actual, na qual os valores como ofensa e liberdade são fundamentais, não tolerando a opinião publica, qualquer agressão excessiva contra tais valores.
Assim, no âmbito da formação e competição, a nível nacional e internacional, nas disciplinas de , Kickboxing, Muay Thai, Ju Jitsu, Tai Jitsu, Boxe e Karate, foi acumulada vasta experiência durante os 30 anos de laborioso trabalho de estudo, pesquisa e aferição do útil.
Realizados estudos na área da anatomia, biomecânica, física, psicologia e neurologia para inclusão do instinto de preservação, arco reflexo, medo e outras áreas da ciência de aplicação na defesa pessoal.

Conclui-se ser possível um sistema simples para fins de defesa pessoal (não inclui combates de ringue) sem grandes exigências de atributos físicos e habilidades motoras, deveras eficazes e seguro para todos os intervenientes no confronto.
Atualmente em vigor, as técnicas de defesa pessoal foram durante muito tempo da esfera de conhecimento quase exclusivo das forças militares e policiais e de pessoal dedicado às áreas de segurança. O recurso às técnicas de defesa que recuperam metodologias não letais, através da manipulação e controlo do adversário, deixou de ser uma necessidade tão-só daqueles profissionais de segurança e passou para a esfera privada do comum cidadão, por força da vulgarização da criminalidade, pela crescente vertente agressiva que os crimes atualmente apresentam, e pelo exponencial aumento dos dados estatísticos relativos aos crimes contra as pessoas.
Por outro lado, o desrespeito às autoridades, crime que aumentou em cerca de 40% nos últimos dois anos, é hoje perpetrado de um modo perfeitamente gratuito e sem pudor, e é fonte de grande preocupação para todos os agentes de segurança que efetuam serviço exterior.
Se conseguir dar com um objeto na cabeça do agressor, fá-lo parar na sua intenção de atacá-lo,
mas ficará de certeza com um problema para resolver com a justiça?

Defesa Pessoal deve ser encarada como agressão momentânea sem premeditação.

Utilizar todos os meios ao nosso alcance para nos defendermos de uma agressão, 
mas utilizando somente o necessário para parar o agressor e ainda de acordo com a sua idade ou sexo.
Defesa Pessoal não pode ser uma coisa abstrata ou involuntária tem de ser específica, e voltada para que a vitima se defenda, sem se machucar, usando moderadamente dos meios necessário para repelir uma agressão atual ou iminente.

Defender não dá o direito de fazer o que lhe apetece (inclui brutalidade).
A lei permite defender-se, mas não lhe permite usar violência.

 

 

 

 

  • WhatsApp oficial do CECP
  • Página oficial no Facebook
bottom of page