top of page

 

A história da Equipe BARRETO de jiu-jitsu se confunde com a própria história do esporte, vez que os irmãos JOÃO ALBERTO,  ÁLVARO e SÉRGIO BARRETO, fizeram parte da primeira turma de alunos do grande mestre e criador do estilo “brazilian jiu-jitsu” Hélio Gracie.
Extraordinário lutador da época, dito por muitos imbatível, JOÃO ALBERTO BARRETO, juntamente com seus irmãos mais novos, decidiram dar uma maior ênfase aos demais aspectos do jiu-jitsu, não somente competitivo, mas filosófico e terapêutico, o que gerou uma divergência de ideias com o patriarca da família Gracie, levando assim, ao surgimento da ASSOCIAÇÃO BARRETO DE JIU-JITSU.
Em Brasília, a equipe BARRETO teve início em meados dos anos 60, com a vinda do Mestre Sérgio Barreto, o mais novo dos irmãos Barreto, que fora transferido à serviço, na época, juntamente com seu sobrinho, também Mestre José Roberto Barreto, passaram a ensinar o jiu-jitsu para à guarda presidencial da época, e a membros da polícia Federal.
Posteriormente, José Roberto, passou a difundir seus conhecimentos em determinados locais para pessoas previamente selecionadas, o que significa que, para aprender os conhecimentos técnicos do jiu-jitsu o praticante deveria ter uma reputação ilibada, e um caráter digno de possuir tais conhecimentos, pois o simples fato de arrecadar fundos jamais foi a idéia,vez que JOSÉ ROBERTO BARRETO, atualmente é um dos mais bem conceituados cardiologistas do Brasil, e seu tio, o Mestre SÉRGIO BARRETO, é um conceituado advogado e defensor político do esporte, tendo, inclusive, ocupado o cargo se secretário de esportes do governo do Distrito Federal.
Hoje, a Equipe BARRETO, possui filiais em diversos estados brasileiros e em diversos países como Estados Unidos, Japão, Austrália e Finlândia.
Com isso, observa-se que a ASSOCIAÇÃO BARRETO DE JIU-JITSU, preza fundamentalmente em formar cidadãos de bom caráter que sejam exemplos em qualquer ramo em que atuem, o que posteriormente os tornará atletas saudáveis e de um conhecimento técnico baseado na essência da arte que é o jiu-jitsu.

 

Não existe partida para aqueles que permanecerão eternamente em nossos corações.

Obrigado Mestre Sergio Barreto por nos ensinar ficar firme mesmo em tempestade, e por nos ensinar que com humildade podemos alcançar nossos objetivos.

  • WhatsApp oficial do CECP
  • Página oficial no Facebook
bottom of page